Eventos de massa: é preciso estar alerta e vigilante!

Eventos de massa são atividades coletivas que por motivo esportivo, religioso, lúdico ou laboral, entre outras motivações, movimentem e/ou atraiam um elevado contingente de pessoas vindas de todas as partes do país e do mundo (Fonte: Draft Mass Gathering Training Modules: health and security interface. Global alert and response. World Health Organization, 2010).
Nesses eventos, devido o grande número de pessoas e o intenso trânsito nacional e internacional, há um potencial aumento do risco de disseminação de doenças, na sua maioria de natureza infecciosa. Além disso, não pode ser descartada a possibilidade de introdução ou re-introdução de doenças em nosso país. Desastres e atentados de bioterrorismo são sempre importantes preocupações também.

 Por esses e outros motivos, se faz necessário o fortalecimento das ações de saúde (Promoção, Assistência, Laboratório, Vigilância, etc.) e o desenvolvimento de ações específicas para o fortalecimento das atividades de detecção, monitoramento e resposta frente a ocorrência de potenciais emergências de saúde pública.

A cidade do Rio de Janeiro, além do potencial turístico mundialmente reconhecido, vem ganhando destaque no cenário nacional e internacional por sediar grandes eventos. Eventos que ocorrem anualmente, como por exemplo, o réveillon, carnaval, festas religiosas, congressos, feiras, shows e eventos esportivos. E outros eventos que merecem destaque especial pela sua magnitude, importância internacional e que não ocorrem de forma recorrente, como por exemplo, a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos.

Conheça a lista dos eventos, já programados:
2011: Jogos Mundiais Militares e Rock in Rio
2012: RIO+20
2013: Copa das Confederações
2014: Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014
2015: Copa América de Futebol
2016: Jogos Olímpicos RIO 2016

 Por Márcio Garcia (Coord. CIEVS) 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s