Especial Carnaval: divirta-se, mas não se esqueça da saúde!

Os excessos de bebida, alimentos gordurosos e maratonas de festas podem exigir demais do organismo. O Ministério da Saúde publicou em seu site  algumas matérias especiais sobre cuidados com a saúde durante o carnaval.

 

Hidratação: água é a melhor opção para combater exageros nos dias de folia

Antes, durante e depois das festas, o cuidado não pode parar!
1. Hidrate-se com antecedência! Hidrate-se a todo o momento! Hidrate-se no repouso! Beba bastante água, água de coco e sucos naturais para repor líquidos e eletrólitos. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação e nunca com o estômago vazio. Intercale a água com as bebidas alcoólicas. Assim como os refrigerantes, o álcool desidrata facilmente.
2. Alimente-se bem! Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, frutas) para que tenha bastante energia na hora da festa, não se esquecendo de consumir as verduras e os legumes. Durante as festas, prefira as comidas mais leves. Para facilitar, a dica é sempre levar consigo barrinhas de cereais e beber constantemente sucos de frutas. Evite frituras e alimentos ricos em gorduras; Prefira carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru.
3. Antes das festas prepare o seu corpo praticando atividade física, principalmente aeróbica, para aumentar a resistência física e aguentar o ritmo até o final da festa. Mas durante as festas… descanse e relaxe para recarregar as energias para os outros dias de festa. Repousar é essencial.

 

Prepare o seu coração para o Carnaval!

Não perca a oportunidade de estar informado e prevenido!
Saiba mais!!! Acesse a matéria na íntegra:
Verifique se a saúde está no ritmo da folia!
1. Hipertensos, diabéticos e pessoas com doença valvar ou nas coronárias podem brincar o Carnaval! Mas antes… esteja com os exames clínicos, eletrocardiograma, teste ergométrico e exames de sangue em dia e consulte o cardiologista. Garanta que os dias de folia não trarão surpresas.
 
2. Aqueles que vão sair atrás de bloco ou desfilar em escola de samba devem checar o preparo físico. De 15 a 20 dias antes do Carnaval são recomendados exercícios durante 40 minutos, cinco vezes por semana (caminhadas intercaladas com pequenas corridas, hidroginástica, esteira ou bicicleta ergométrica, que vão auxiliar na melhora do condicionamento físico, como sugere Marco Antônio de Mattos).
 
3. Beba bastante água! Muito suor e bebida alcoólica exigem uma reposição de líquidos adequada: água, isotônicos, água de coco e sucos.
 
4. Se alimente bem! Prefira as preparações leves e saudáveis!  O consumo de gorduras aumenta o colesterol, que é um dos fatores de risco para o infarto.
 
5. Lembre-se! Este não é o momento para fazer dietas milagrosas para chegar mais magro no carnaval. O organismo fica fraco, o que pode ocasionar uma hipoglicemia (perda de açúcar no sangue), comprometendo as atividades que exigem esforço.
 
6. O hipertenso deve reduzir o sal e consumir frutas que tenham potássio, como banana, laranja, melão, caju e frutas secas. É importante verificar sempre a pressão e mantê-la sob controle.
 
7. Carnaval é momento de descontração. As caminhadas diárias que ajudam no condicionamento físico também são alternativas para aliviar a tensão. Antes, durante ou depois do Carnaval é preciso evitar o estresse.
Não perca a oportunidade de estar informado e prevenido!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s