Notícias de Saúde Pública – 21/06/11

15/06/2011 – Sarampo: EUA

Resumo: Este ano foram notificados 118 casos de sarampo em 23 estados americanos. Este é o maior número de casos no período desde 1996.


16/06/2011 – Hantavirose: Brasil (SC)

Resumo: Vigilância Epidemiológica confirma a primeira morte por hantavirose no Alto Uruguai Catarinense em 2011. Trata-se de um morador do interior de Jaborá. Os exames foram encaminhados ao laboratório Fio Cruz e os resultados foram positivos.


18/06/2011 – Cólera: Nigéria

Resumo: Pelo menos 6 pessoas morreram por cólera na Nigéria e outros 347 casos foram identificados. O primeiro caso foi confirmado em 30 de maio deste ano.

20/06/2011 – Cólera: Brasil (SP)

Resumo: No Brasil, até o momento só há um caso de cólera confirmado no Estado de São Paulo. A última epidemia aconteceu no país em 1991 e veio pelo rio Solimões, na fronteira do Peru com o Amazonas. Depois atingiu as regiões Nordeste e Sudeste do País, através dos principais eixos rodoviários, produzindo um total de 167.885 casos e 2.015 óbitos de 1991 a 1999. No Pará, desde 2006 não há nenhum registro da doença, mas todos os municípios serão contemplados com as ações de prevenção e 36 cidades são consideradas prioritárias por serem locais de chegada de embarcações e zonas de fronteiras, além de apresentarem condições socioeconômicas e ambientais que favorecem a rápida disseminação do Vibrio Cholerae. O risco iminente da reintrodução do vibrião colérico pode acontecer por intermédio de imigrantes de áreas afetadas com o vírus, como o Haiti, que vêm ao Brasil em busca de trabalho, militares brasileiros em missão de paz naquele país, turistas de outros países com circulação da doença e tripulação de navios estrangeiros.


20/06/2011 – E. coli: Alemanha

Resumo: Aumentou hoje para 40 o número de mortos pela bactéria E. Coli na Europa. O Instituto Robert Kock informou hoje que 3.494 pessoas foram infectadas na Alemanha e cerca de 109 casos foram reportados em outros países da Europa, Estados Unidos e Canadá. O número de casos novos continua a diminuir, informou o Centro de Controle de Doenças da Alemanha. A origem da bactéria foi encontrada em uma fazenda no norte da Alemanha.


21/06/2011 – E. coli: França

Resumo: Surto de Síndrome Hemolítica Urêmica causada por E.coli na França atinge 8 crianças. Carne procedente da Alemanha foi identificada como a fonte de infecção.

(informamos que a permanência da ativação dos links citados como fontes não está sob nosso domínio)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s