Prefeito participa de exercício de desocupação nas comunidades em área de risco

O prefeito Eduardo Paes participou na manhã deste domingo, dia 3, do exercício simulado de desocupação das comunidades em áreas de risco, que aconteceu simultaneamente em 20 locais que já contam com o Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes. Ao lado do subsecretário da Defesa Civil, coronel Marcio Motta, Paes acompanhou o simulado no Morro da Formiga, na Tijuca.

Quando a sirene tocou às 10h com a mensagem “há riscos de deslizamentos nessa área: moradores dirijam-se para locais seguros e pontos de apoio”. O prefeito Eduardo Paes participou do teste e foi até uma casa, em uma área de alto risco, buscar um casal de idosos. Em seguida, Paes levou o casal para um dos cinco pontos de apoio da comunidade da Formiga, assim como será na prática.

Morro da Formiga_Tijuca

– É para acreditar nessas sirenes. Por trás delas têm um levantamento sério sobre as áreas de alto risco na cidade, temos tecnologia, radar, meteorologistas 24h por dia, o Centro de Operações funcionando e o sistema que aciona essas sirenes a partir do momento que de fato o risco existe. Portanto, o que a gente precisa é que as pessoas acreditem que quando a sirene tocar é para sair de casa. A nossa prioridade é salvar vidas – disse o prefeito.

Cerca de 2.100 pessoas, entre técnicos da Defesa Civil, agentes e lideranças comunitárias participaram da ação de hoje nessas 20 comunidades, que contam com um total de 92 pontos de apoio, e uma média de 8 mil famílias residindo em áreas de risco. O exercício foi realizado para mobilizar os moradores das comunidades e fazer com que pelo menos um representante de cada moradia participasse da ação.

Leia mais sobre exercício de desocupação nas comunidades em área de risco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s