Médicos Veterinários incluídos nos NASFs

Os Núcleos de Apoio ao Saúde da Família (NASFs) serão aprimorados na Nova Política Nacional de Atenção Básica. Os NASFs são constituídos por equipes multiprofissionais que trabalham no apoio às equipes da Estratégia Saúde da Família. Nos Núcleos, os profissionais desenvolvem atividades como consultas e diagnósticos conjuntos e ações de educação em saúde entre a população. Para a definição dos profissionais que compõem os NASFs, as secretarias municipais de saúde utilizam critérios como as especificidades e prioridades em saúde das comunidades como também a disponibilidade dos profissionais na região.

Dentre as mudanças, está definida a ampliação das especialidades profissionais que poderão passar a atuar nos NASFs, como médicos veterinários e sanitaristas. Atualmente, os Núcleos podem ser compostos – por decisão das secretarias municipais de saúde – por psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, profissional da educação física, nutricionista, terapeuta ocupacional, ginecologista, homeopata, acupunturista, pediatra e psiquiatra. “A inclusão de novas especialidades profissionais nos NASFs e outras propostas de avanços na Atenção Básica estão sendo definidas em conjunto com os Estados e Municípios”, explica o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. “A inclusão dos médicos veterinários é uma das importantes novidades”, acrescenta.

No Brasil, o debate entorno da inclusão o Médico Veterinário nos NASFs tem sido conduzidos pelo CFMV e decorrente de uma luta contínua, que vem desde a criação da portaria que institui os NASFs. A integração do Médico Veterinário nos NASFs considera o seu perfil de atuação na saúde pública, onde diversas doenças e agravos de importância estão inclusas no seu escopo profissional, particularmente evidenciado, em interfaces com a saúde da família. Portanto, mais do que se ocupar da saúde das famílias, a integração da Medicina Veterinária ao NASF, contribui para o entendimento do contexto coletivo e ambiental como gerador de doença.

A interdisciplinaridade, no NASF, incluindo o Médico Veterinário, qualifica o tratamento dos espaços na promoção da saúde, prevenção e controle das doenças, na perspectiva da atenção básica, possibilitando, a aproximação do profissional de Medicina Veterinária das famílias, que em última análise, são identificados como sujeitos das ações sanitárias (ABSPV, 2007).

O Médico Veterinário possui um campo de atuação profissional em saúde pública amplo, que abrange diversos trabalhos como: pesquisa em universidades/instituições; vigilância em saúde (epidemiológica, ambiental, sanitária e do trabalhador); tecnologia e inspeção higiênico sanitária de produtos de origem animal (competência exclusiva da profissão); planejamento e gestão; controle de zoonoses; educação em saúde; defesa sanitária animal; segurança Alimentar, prevenção e promoção da saúde, entre outros.

As ações a serem desenvolvidas pelo Médico Veterinário nos NASFs podem estar relacionadas à prevenção e controle de doenças, como ações de promoção de práticas preventivas relacionadas aos principais agravos da comunidade, com particular atenção para as zoonoses, doenças veiculadas por alimentos e transmitidas por vetores, buscando diminuir a ocorrência de tais doenças e agravos, realizando a vigilância e controle destes. Além da identificação de áreas geográficas, segmentos sociais e grupos populacionais de maior risco aos agravos, respeitando a diversidade étnica, racial e cultural da população; realização de ações de educação em saúde, visando a conscientização da comunidade, elaborado de forma interdisciplinar com os demais profissionais do NASF.

Médicos Veterinários, parabéns pela conquista, que só tem a beneficiar o aprimoramento da atenção básica e à população do nosso país.

Leia a matéria do Ministério da Saúde sobre a inclusão de novas especialidades profissionais nos NASFs.

Conheça um pouco mais sobre a discussão de integrar os médicos veterinários nos NASFs.

Veja a matéria publicada sobre a inclusão de médicos veterinários nos NASFs.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s