Ministério da Saúde e UNICEF lançam Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê

No dia 1º agosto, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou no Rio de Janeiro, no Palácio do Catete, a Campanha Nacional de Amamentação, como parte da Semana Mundial de Amamentação.

A novidade desta edição é o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê. A publicação foi apresentada pelo ministro e pela representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, no Rio de Janeiro, durante a abertura nacional da Semana Mundial da Amamentação (SMAM 2011), realizada pelo Ministério em parceria com o UNICEF e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

A cartilha informa os direitos das mães à amamentação e será distribuída a profissionais de saúde e líderes comunitários que terão a função de multiplicar as informações e orientar as mulheres sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno.

“A ideia é que todas as gestantes do Brasil e suas famílias saibam dos seus direitos, desde o pré-natal, passando pela assistência ao parto e pela assistência ao desenvolvimento da criança até dois anos. Nós achamos que essa cartilha vai sensibilizar a imprensa, os agentes de saúde, as lideranças comunitárias locais e religiosas entre outros. Queremos mobilizar a sociedade para cuidar bem das gestantes e das crianças”, disse o Ministro.

Padilha também ressaltou que para que a meta seja atingida é fundamental a adesão da iniciativa privada à licença-maternidade de seis meses, além do apoio da família, principalmente dos pais.

A atriz Juliana Paes, que é madrinha da campanha deste ano, reforçou a necessidade do apoio da sociedade para manutenção da amamentação nos primeiros meses de vida, principalmente quando a mulher precisa retornar ao trabalho.

Segundo o presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciano Borges Santiago, a amamentação exclusiva até os 6 meses e associada a outros alimentos até os 2 anos protege a criança contra várias doenças, como diarreia e infecções respiratórias.

Acesse o Guia de Direitos da Gestante e do Bebê

Confira maiores informações sobre Ministério da Saúde e UNICEF lançam Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s