Episus abre seleção para nova turma – 2012/2014

Já está disponível na página eletrônica da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) o edital para a seleção de candidatos ao Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde – EPISUS.

O EPISUS é um Programa de Treinamento em Serviço da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, com dois anos de duração e carga horária de cerca de 3.600 horas presenciais. Exige dedicação exclusiva por parte do treinando, não permitindo sua realização simultânea com outras atividades de trabalho ou cursos acadêmicos.

O objetivo é capacitar profissionais de áreas específicas da saúde, em especial para: a) investigar surtos/epidemias e eventos inusitados em vigilância em saúde; b) avaliar sistemas de vigilância em saúde pública; c) analisar dados de sistemas de informação em saúde; d) divulgar informações de saúde pública; e) gerenciar e liderar equipes para as atividades de epidemiologia aplicada no campo e nos serviços de saúde humana; f) servir como referência científica nacional para a epidemiologia de campo; g) capacitar outros profissionais de saúde em epidemiologia de campo; h) contribuir para o fortalecimento da vigilância em saúde no âmbito do SUS.

Podem participar os profissionais da área de saúde com formação em biologia, biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, medicina veterinária, nutrição e odontologia. Serão oferecidas 10 vagas, distribuídas entre os candidatos que obtiverem a maior pontuação.

O treinamento é coordenado pela SVS/MS, em Brasília (DF). Portanto, os candidatos selecionados deverão residir em Brasília durante o período do treinamento, que começa em abril de 2012, com duração de dois anos. Os selecionados para o treinamento, exceto os servidores públicos federais vinculados a qualquer unidade/órgão do Ministério da Saúde, receberão um auxílio-estudante durante o curso.

O processo seletivo é dividido em três etapas. A primeira é a inscrição do currículo do interessado, entre os dias 22 de agosto e 5 de outubro de 2011.

Serão 100 os selecionados para a segunda fase. Desses, apenas 30 candidatos participarão do curso introdutório realizado em Brasília entre os dias 12 e 16 de dezembro, que definirá os 10 selecionados para fazer o EPISUS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s