Violência contra idosos – notificação compulsória

Sabe-se que nos próximos anos a população brasileira será uma população idosa. Em conseqüência desse envelhecimento populacional, o idoso tornar-se alvo da violência. A agressão a população acima de 60 anos vem de diversas formas, a falta de carinho, atenção, pressão psicológica, descaso e a agressão física propriamente dita. O número de idosos que sofrem algum tipo abuso é tão grande que esse caso já se tornou um problema de saúde pública.Vale ressaltar que muitas vezes as agressões podem resultar em morte (Leia mais em artigos sobre violência contra idosos)

Em meio ao crescente aumento do número de casos, o governo federal publicou em 27/07/11, a Lei  n.12.461 para estabelecer a notificação compulsória dos atos de violência praticados contra o idoso atendido em serviço de saúde, que altera a Lei no 10.741, de 1o de outubro de 2003.

Todos os casos suspeitos ou confirmados de violência praticada contra idosos deverão ser notificados pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária.

Vamos estar atentos nos nossos atendimentos, no dia a dia dos serviços e no nosso cotidiano de cidadão. Fazer cumprir essa lei é de suma importância para o acompanhamento das necessidades dos nossos idosos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s