Prefeitura reunirá duas mil mulheres amamentando no Aterro do Flamengo neste domingo – 28/08/2011

 

Ação pretende mobilizar sociedade sobre a importância do desenvolvimento da Primeira Infância

 

 

 No local, haverá estandes de saúde da mulher, do homem e do idoso, nutrição, paternidade, tabagismo, saúde bucal, asma, fonoaudiologia e práticas integrativas e complementares. Para as crianças, haverá o Espaço Brincar – o cuidado na primeira infância, com brincadeiras e atividades lúdicas. Também acontecerão shows e apresentação de atividades culturais, como teatro e corais. A iniciativa conta com parceria do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio (Crefono1) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). 

 

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, a Assessoria de Controle do Tabagismo disponibilizará um estande na Feira de Saúde com informações sobre o tabagismo durante a gestação. O objetivo é esclarecer a importância de evitar o fumo na gravidez e no período de amamentação, devido aos riscos para o bebê. A população poderá passar por avaliação de lesão de boca pela equipe de Saúde Bucal, medição de monóxido de carbono, avaliação da dependência química e obter orientações sobre como deixar de fumar. 

 

 O objetivo da ação é chamar a atenção da sociedade carioca para a necessidade de valorizar e potencializar o desenvolvimento integral da Primeira Infância, especialmente em relação à promoção do aleitamento materno. O cuidado com a criança neste período é fundamental para suas capacidades motoras, cognitivas, sócio-afetivas e de linguagem. A celebração reforça também a valorização da paternidade, destacando a importância do envolvimento da figura do pai nos cuidados com o filho.

 

 As ações realizadas durante a semana incluíram atividades de divulgação em locais públicos como estações do Metrô, apresentações de fóruns e trabalhos e atividades educacionais de saúde. O incentivo à amamentação é feito pela Secretaria dentro das suas linhas de cuidado e programas de saúde. Além de novas salas de amamentação, implantadas nas unidades, o município conta com 15 unidades básicas amigas da amamentação (IUBAAM). A SMSDC investe, ainda, no treinamento dos profissionais em relação à orientação às mães e gestantes sobre os benefícios da amamentação. Elas recebem informações sobre seus direitos e as vantagens do aleitamento materno, além da importância de iniciar a amamentação na primeira hora após o parto.

 

 A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida e orientam as mães para que amamentem a criança por até dois anos ou mais, complementando a alimentação com outros alimentos saudáveis. A amamentação é uma experiência completa, pois proporciona a comunicação total entre mãe e filho, reduz o número de mortes infantis e oferece maior qualidade de vida para o bebê.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s