Eventos de massa, conceitos e preocupações: o Rock in Rio 2011

Caros,

este final de semana o Rio de Janeiro esta vivenciando a segunda etapa do Rock in Rio, e como todo o resto da cidade o CIEVS RIO também esteve e estará presente no evento.

O Rock in Rio é um grande evento de massa, com fins de entretenimento, já tendo sido realizadas nove edições entre Brasil, Portugal e Espanha. Eventos de massa são atividades coletivas que por motivo esportivo, religioso, lúdico ou laboral, entre outras motivações, movimentem e/ou atraiam um elevado contingente de pessoas vindas de todas as partes do país e do mundo.

Nesses eventos, devido o grande número de pessoas e o intenso trânsito nacional e internacional, há um potencial aumento do risco de disseminação de doenças, na sua maioria de natureza infecciosa. Além disso, não pode ser descartada a possibilidade de introdução ou reintrodução de doenças em nosso país, e desastres e atentados de bioterrorismo são sempre importantes preocupações também. Por esses e outros motivos, se faz necessário o fortalecimento das ações de saúde (Promoção, Assistência, Laboratório, Vigilância, etc.) e o desenvolvimento de ações específicas para o fortalecimento das atividades de detecção, monitoramento e resposta frente à ocorrência de potenciais emergências de saúde pública.

A SMSDC-RJ, no âmbito da vigilância em saúde está desenvolvendo estratégias de ação durante o período. O Plantão CIEVS RIO esteve presente na cidade do Rock, juntamente com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, a Vigilância Sanitária, a Defesa Civil e outros tantos setores da Prefeitura que estão trabalhando no evento. Os principais objetivos do plantão são: a busca ativa de possíveis casos de doenças de notificação compulsória nos postos de atendimento médico, a consolidação dos atendimentos realizados e o início de atividades de investigação epidemiológica frente à detecção de possíveis emergências em saúde pública.

Para apoiar o trabalho de campo, a Divisão de Informação Estratégica da CIEVS RIO produziu um Informe contendo a relação das doenças e agravos circulantes no Brasil e no mundo, referente ao 3º trimestre de 2011. O informe foi distribuído para  todas as áreas da cidade e tem como objetivo principal atualizar os profissionais da área de assistência e vigilância em saúde acerca dos eventos de saúde pública que estão ocorrendo no Brasil e no mundo. Sua função é dar apoio técnico na formulação de hipóteses diagnósticas frente a situações relacionadas a possíveis emergências de saúde pública no município, durante e após o Rock in Rio.

A cidade do Rio de Janeiro, além do potencial turístico mundialmente reconhecido, vem ganhando destaque no cenário nacional e internacional por sediar grandes eventos. Existem os eventos que ocorrem de forma recorrente, como o réveillon, carnaval, festas religiosas, congressos, feiras, shows e eventos esportivos, e outros, que merecem destaque especial pela sua magnitude e importância internacional, como por exemplo, a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos. Precisamos nos preparar! Confira o Informe no Portal Otics Rio, a atualização é trimestral e pode ser útil em algum momento.

Até sexta-feira que vem,

Att.

Equipe CIEVS RIO

ps: caros amigos, toda sexta-feira estamos postando uma matéria temática, mas as notícias de saúde pública continuam sendo postadas diariamente no tema Clipping. Confira!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s