Eventos de Massa: preparação para COPA do Mundo 2014

Nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de outubro, ocorreu no Rio de Janeiro a 4ª reunião da Câmara Temática da Saúde para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Foi a primeira vez que o evento ocorreu no Rio de Janeiro, os outros três encontros aconteceram em Brasília e Fortaleza, e contou com a participação do Superintendente de Vigilância em Saúde do município do Rio de janeiro.

A Câmara foi criada para coordenar o planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas, e ações estratégicas, sempre articulando essas ações com os municípios-sedes e apoiando-os. O grupo é formado por representantes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e dos municípios e estados sede, que receberão os jogos. Algumas preocupações da Câmara Temática são focar o desenvolvimento de capacidades básicas de vigilância nos pontos de entrada do país, como portos, aeroportos e fronteiras e intensificar a vigilância sanitária em estabelecimentos e infraestrutura de importânciapara saúde pública.

O objetivo do encontro foi dar continuidade à elaboração do Plano de Ação em Assistência e Vigilância em Saúde para o evento esportivo. Mais de cem pessoas se dividiram em subgrupos para definir os eixos temáticos do Plano de Ação, representando o primeiro produto da reunião. A programação terminou com a visita do grupo ao Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde no prédio do Centro de Operações e Resposta do Rio (COR-Rio).

Muitos outros acontecimentos ligados a Copa do Mundo no Brasil estão sendo divulgados no Portal da Copa, no endereço eletrônico: http://www.copa2014.gov.br/

Em nossa Biblioteca no Portal Otics tem uma pasta Especial Eventos de Massa  que contém uma série de documentos sobre o tema, trazidos pelo nosso técnico da SMSDC-RJ que participou do treinamento da OMS em Eventos de Massa, durante os Jogos de Inverno no Canadá e a última Copa do Mundo na África do Sul. Vale a pena conferir!

A Organização Mundial de Saúde considera Eventos de Massa atividades coletivas, como por exemplo, eventos esportivos, que movimentam e/ou atraem um elevado contingente de pessoas vindas de todas as partes do país e do mundo. Devido ao intenso trânsito nacional e internacional de pessoas e mercadorias, há um potencial aumento do risco de disseminação de doenças, na sua maioria de natureza infecciosa. Nesse sentido, não pode ser descartada a possibilidade de introdução ou re-introdução de doenças em nosso país. Outra preocupação é a ocorrência de desastres e atentados de bioterrorismo.

Por esses e outros motivos, se faz necessário o fortalecimento das ações de saúde (Promoção, Assistência, Laboratório, Vigilância, etc.) e o desenvolvimento de ações específicas para o fortalecimento das atividades de detecção, monitoramento e resposta frente a ocorrência de potenciais emergências de saúde pública. A CIEVS RIO tem especial interesse nos eventos de massa e vem adquirindo experiência com a atuação de sua equipe de Informação Estratégica e Resposta Rápida nos V Jogos Mundiais Militares e no Rock in Rio. O próximo passo é se preparar para a Copa e as Olimpíadas.

Até sexta-feira que vêm,

Equipe CIEVS RIO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s