11ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.

A Mostra Nacional de Experiências bem-sucedidas em Epidemiologia, prevenção e controle de doenças – Expoepi – acontece anualmente, desde 2001. Foi criada pelo Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI) com o objetivo de divulgar os serviços de saúde do país que se destacaram na área e permitir o intercâmbio de informações entre os serviços de vigilância, prevenção e controle de doenças das três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS).

 As edições anuais da Expoepi tem permitido conferir visibilidade às ações de Vigilância em Saúde e discutir aspectos relevantes para o seu aprimoramento, mobilizando milhares de trabalhadores do SUS, de todas as regiões e estados do país. A participação ativa dos serviços de saúde, seja por meio da inscrição de suas experiências e trabalhos ou pela participação no evento em suas múltiplas atividades, reflete a incorporação crescente da epidemiologia para o planejamento, análise e reorientação das ações de vigilância, prevenção e controle das doenças e agravos de interesse da Saúde Pública. A persistência, por parte da SVS e do Ministério da Saúde, na realização anual da Expoepi reafirma a valorização conferida aos profissionais empenhados em vigiar e promover a saúde, prevenir as doenças e agravos e melhorar o nível de saúde e de vida da população brasileira.

A 11ª Expoepi ocorreu em Brasília no Centro de Convenções Ulisses Guimarães no período de 31 de outubro a 03 de novembro, o evento é composto de mostra competitiva, mesas redondas e painéis, em que são debatidos temas relevantes para a vigilância em
saúde. A mostra competitiva tem por objetivo selecionar e premiar as melhores experiências apresentadas pelos serviços de saúde estaduais e municipais que se destacaram pelas ações realizadas em vigilância em saúde. Na 11ª Expoepi foram premiadas nove dentre 27 experiências finalistas.

Como inovação na mostra competitiva, foi instituído ainda um prêmio voltado para as produções técnico-científicas de profissionais do SUS, decorrentes de cursos de pós-graduação na área de Saúde Coletiva ou afins.

Foram homenageados na 11ª Expoepi: Amélia Travassos, Antônio Carlos da Silveira, Carlos Augusto Monteiro, César Gomes Victora, José Rodrigues Coura e Mozart de Abreu Lima (post mortem). O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve presente na Cerimônia de Abertura compondo a mesa e falou sobre os avanços e desafios da área de vigilância em saúde.

Participaram da 11ª Expoepi dez técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, dentre eles o Superintendente de Vigilância em Saúde Márcio Henrique Garcia. Esta troca de experiências entre os profissionais de vigilância de todo Brasil contribui para o aperfeiçoamento das ações desenvolvidas no nível local.

Na Cerimônia de Encerramento foram anunciadas as experiências exitosas vencedoras da mostra competitiva. A lista que expõe as experiências ganhadoras pode ser vista no site do Ministério da Saúde no link:

http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=1498&CO_NOTICIA=13453

Até sexta-feira que vem,

Equipe CIEVS RIO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s