XVIII – Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária: Prazo para envio de resumo dos trabalhos científicos termina dia 31 de Março

Entre os dias 23 e 27 de Setembro deste ano, o Rio de Janeiro será sede do XVIII – Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária, evento que também contemplará o XLVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, em comemoração aos 50 anos da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). O Evento acontecerá no Royal Tulip Hotel (ex-Hotel Intercontinental), localizado na Rua Aquarela do Brasil, n° 75, em São Conrado.

O tema escolhido para o evento, “Doenças Tropicais Negligenciadas”, mostra-se adequado e oportuno para um país detentor de uma grande variedade de biomas, além da maior floresta tropical do mundo. A Floresta Amazônica recobre um território equivalente a 40% da América do Sul e 5% da superfície terrestre, onde 61% de sua extensão localiza-se em território brasileiro. Além disso, o Brasil concentra a maior rede hidrográfica do mundo, fornecendo 20% das reservas mundiais de água doce.

Logo, a grande variedade de biomas e recursos presentes no território brasileiro permite a co-existência de inúmeras formas de vida. Como consequência da enorme biodiversidade, várias doenças tropicais circulam no país, além de outras não-circulantes, porém passíveis de introdução devido às condições propícias existentes, as quais tem sido objeto de pesquisa e preocupação ao longo dos últimos anos.

Depois de Cartagena (Colômbia), Marselha (França) e Jeju (Coréia do Sul), locais onde foram realizados os últimos três congressos da Federação Mundial de Medicina Tropical, o Rio de Janeiro será palco de discussão das principais questões associadas às grandes endemias e desafios sanitários do século XXI, sobretudo, na América Latina. Frente a isto, a oportunidade de reunir especialistas em diversas áreas e de diversas partes do mundo, promovendo uma fascinante troca de experiências acerca das principais Doenças Tropicais Negligenciadas, como por exemplo a Malária, é fundamental para assegurar o percurso da humanidade rumo ao desenvolvimento e progresso.

Atenção: O prazo para envio de resumo dos trabalhos científicos, a serem submetidos à apreciação pela comissão de seleção, termina no dia 31 de Março.

Maiores informações podem ser obtidas no site oficial do evento, acessando o link: http://ictmm2012.ioc.fiocruz.br/index.html

Até sexta-feira que vem,
Equipe CIEVS RIO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s