ANVISA avalia critérios de segurança sanitária em principais navios de cruzeiro

Na última segunda-feira (19/03), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou um ranking com a classificação sanitária dos principais navios de cruzeiro que circulam pelo litoral brasileiro, durante a temporada 2011/2012.

Com base na avaliação das condições sanitárias, as embarcações foram classificadas em quatro categorias: A, B, C e D. A classificação foi estabelecida após avaliação do risco para a saúde apresentado por cada uma das embarcações durante a primeira fiscalização da ANVISA, logo na chegada desses cruzeiros ao Brasil.

De modo geral, a classificação dos navios de cruzeiros em uma das quatro categorias teve como parâmetro dois critérios: o índice de conformidade e a pontuação de risco. O primeiro corresponde à porcentagem de itens do roteiro de inspeção que foram atendidos de forma satisfatória. Já o segundo refere-se à soma dos valores de cada item que não foi atendido de maneira satisfatória, conforme o risco envolvido. Este critério pode variar de zero (navio com maior índice de segurança) a 5.000 (navio com menor índice de segurança). A pontuação por critério obtida em cada categoria pode ser consultada na tabela abaixo:

Padrão de Qualidade Sanitária

Índice de Conformidade

Índice de Risco

Categoria A

Acima de 95%

Abaixo de 200

Categoria B

Entre 90% e 94%

Entre 200 e 500

Categoria C

Entre 85% e 89%

Entre 500 e 800

Categoria D

Abaixo de 85%

Acima de 800

Em geral, todos os navios de cruzeiro que circulam pela costa brasileira são submetidos a inspeções sanitárias periódicas da ANVISA. Realizadas de surpresa, as inspeções avaliam aspectos relacionados à segurança sanitária dos alimentos preparados, da água consumida a bordo, qualidade da água utilizada para recreação (piscinas, hidromassagens, etc), limpeza e desinfecção das dependências, e gerenciamento dos detritos (lixo, esgoto), além de controle e eliminação dos vetores (ratos, baratas, moscas, formigas, dentre outros). Uma vez constatada a irregularidade, as embarcações apenas são autorizadas a continuar a navegação após a correção dos problemas.

Os resultados revelaram que a maioria das 18 embarcações vistoriadas enquadrava-se na categoria B, ou seja, com boas condições sanitárias (acima da média). Quatro embarcações apresentaram condições excelentes e foram classificados na categoria A. Por outro lado, duas embarcações vistoriadas estavam compatíveis com a categoria C e uma com a categoria D, após apresentar muitas irregularidades.

As principais irregularidades encontradas durante as inspeções estão associadas ao armazenamento e manipulação dos alimentos, as falhas no monitoramento dos padrões de potabilidade da água e presença de objetos estranhos na sala de ar condicionado. Na última temporada de cruzeiros, 38% dos casos de doença a bordo de navios caracterizaram-se por quadros de diarreia aguda, sobretudo por Norovírus. Surtos de Norovírus em embarcações de cruzeiros ganharam destaque aqui no Blogcievs no início do mês passado, podendo ser conferido na matéria do dia 10 de Fevereiro.

Neste sentido, vale destacar a atuação do CIEVS nos eventos de relevância sanitária, sobretudo, ocorridos em navios de cruzeiro, tais com surtos e agregados de casos. De fato, uma das principais atribuições do CIEVS é atuar no manejo das emergências de saúde pública em populações confinadas, como por exemplo, em embarcações e aeronaves, participando das investigações como um elemento facilitador da resposta coordenada envolvendo múltiplos setores.

Esta é a primeira vez que a Agência divulga um ranking com a classificação de segurança sanitária de navios de cruzeiro. A lista completa está disponível no próprio site da ANVISA, a qual pode ser consultada acessando o link abaixo:

http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cruzeiros/resultadodasinspecoes.html

Até sexta-feira que vem,
Equipe CIEVS RIO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s