Pesquisadores da USP de Piracicaba empregam radiação para infertilizar mosquito da Dengue

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), de Piracicaba, desenvolveram uma técnica que torna infértil o mosquito Aedes aegypti, o que pode ajudar a reduzir a infestação do inseto transmissor da Dengue nos grandes centros urbanos. Desenvolvida pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, a técnica utiliza radioatividade para interferir no ciclo reprodutivo do mosquito.

De acordo com os cientistas, a quantidade de energia utilizada não é letal para o mosquito, acarretando apenas mudanças em seu sistema biológico. Embora não interfira na copulação, muito menos na ovoposição das fêmeas, a técnica empregada faz com que os machos não consigam fertilizar as fêmeas. As fêmeas até conseguem por os ovos, no entanto, estes não geram larvas.

Testes de campo envolvendo a soltura dos insetos estéreis no meio ambiente devem acontecer em até três anos. Nesta etapa, mosquitos machos estéreis serão liberados na natureza para competir com nativos. Além de promissora, a técnica tem agradado ambientalistas, a medida que desponta como uma forma simples de controle biológico, onde a idéia principal é utilizar o próprio inseto para combatê-lo, sem recorrer ao uso indiscriminado de inseticidas.

Inédita no Brasil, a pesquisa será apresentada no Congresso Brasileiro de Entomologia que acontecerá entre os dias 16 e 20 de Setembro, em Curitiba (PR). No último dia 07, o Ministério da Saúde anunciou o inicio da “produção” em larga escala de mosquitos transgênicos inférteis. No entanto, ao contrário do mosquito condicionado pelos pesquisadores da USP, o inseto produzido não será esterilizado por radiação, submetendo-se apenas a modificações genéticas.

Até semana que vem,

Equipe CIEVS RIO.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s