Eventos de Massa: Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso define “Plano de Ação” para as Olimpíadas Escolares 2012

Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) definiu seu Plano de Ação e de Serviços de Saúde para dar suporte às Olimpíadas Escolares 2012, que acontece de 25/11 a 08/12 em Cuiabá. Tendo em vista a magnitude do evento, no qual são esperados mais de cinco mil jovens de diversas partes do Brasil, participando de competições em diferentes locais da cidade, o plano inclui os conceitos de “Atenção em Saúde” e “Vigilância em Saúde”, com o objetivo de fortalecer a segurança e o acesso aos serviços de saúde pública do Estado.

Segundo o Secretário Estadual de Saúde de MT, Vander Fernandes, “a reunião de um grande número de pessoas nos fez trabalhar em duas áreas de Saúde: a promoção e a proteção à saúde”. Para tal, foram estabelecidas parcerias entre os municípios de Cuiabá, Várzea Grande e do entorno, ou seja, os de abrangência da Baixada Cuiabana. Além disso, o evento servirá de teste para a Copa do Mundo de 2014, a qual terá a cidade de Cuiabá como uma de suas sedes, acrescentou o gestor.

Dando início às ações, a Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá já começou a fiscalizar os locais de realização dos jogos, tais como: escolas, universidades, centros esportivos; a rede hoteleira e os serviços de alimentação disponibilizados às delegações; além da coleta e análise da água, alimentos e os serviços assistenciais de saúde de referência.

Para dar suporte no atendimento médico-hospitalar, tais unidades de saúde de referência foram definidas de maneira estratégica, isto é, conforme os locais de realização das competições e a capacidade de serviços na cidade e adjacências. Equipes de profissionais de saúde serão disponibilizados com ambulâncias nos locais de competição, para o atendimento dos atletas. Havendo a necessidade, o público expectador será atendido pelo Samu 192.

Ao mesmo tempo, equipes de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental, tanto do Estado quanto dos Municípios envolvidos, estarão de prontidão durante o evento, realizando atividades de fiscalização, notificação, investigação de surtos – caso aconteçam – e, comunicação. Além disso, será desenvolvido um trabalho voltado para a prevenção de riscos e agravos à saúde, com atuação no controle do perfil produtivo e circulação de produtos de interesse à saúde (alimentos, medicamentos e correlatos). Em caso de surto(s) – de doenças diarreicas agudas, intoxicação alimentar, dentre outros -, o principal objetivo é assegurar o suporte técnico da Vigilância Epidemiológica, baseado na resposta rápida e oportuna, a partir da investigação imediata e da tomada de providências em caráter urgente.

O Centro Integrado de Operações de Vigilância em Saúde do Estado e Municípios funcionará na área física da sede do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) durante o período das Olimpíadas. Setores de Atenção à Saúde, responsáveis pela regulação do atendimento pré-hospitalar e hospitalar, também estarão alocados no Cievs. Paralelamente, será disponibilizado um canal de comunicação gratuito – 0800-647-1201, o qual será divulgado previamente à Comissão Organizadora local e nacional, para a notificação de eventuais ocorrências relacionadas ao evento.

Até semana que vem,

Equipe CIEVS RIO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s