Ministério da Saúde oferece testes de Hepatite, Sífilis e HIV a 500 mil pessoas em dez dias

Desde a última quinta-feira (22/11), o Ministério da Saúde está promovendo uma campanha de testagem anônima de Hepatite, Sífilis e HIV para a população em todo o país. A ação acontece até o dia 1º de dezembro, na qual serão disponibilizados exames rápidos nos postos de saúde e em unidades móveis.

O teste requer apenas uma única gota de sangue e o resultado sai em até 30 minutos. Todo o processo é feito de maneira sigilosa. Caso o resultado seja positivo para algum destes agravos, o participante recebe ainda o aconselhamento médico.

O objetivo do governo é testar mais de 500 mil pessoas em todo o país. O ministério estima que pelo menos 250 mil brasileiros sejam atualmente portadores do vírus HIV sem saber. A oportunidade do diagnóstico abre a possibilidade do indivíduo procurar acompanhamento clínico e acesso ao medicamento antirretroviral, o que aumenta a qualidade e a expectativa de vida do portador.

No período de 2005 a 2011, o número de testes rápidos feitos no país aumentou de 528 mil para 2,3 milhões, como resultado do programa “Fique Sabendo”. Somente neste ano, de janeiro a setembro, foram distribuídos 2,1 kits do exame, e a expectativa do governo é encerrar 2012 com uma remessa de 2,9 milhões de testes só para detectar o vírus HIV.

O exame é produzido no Brasil desde 2008, pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Segundo representantes do órgão, este será o teste mais abrangente dessa natureza, já realizado no país, o qual antecede as iniciativas que marcam o “Dia Mundial de Luta contra a Aids”, em 1º de dezembro.

Até semana que vem,

Equipe CIEVS RIO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s