Alemães compartilham experiências sobre prevenção de riscos para a Copa de 2014

evento_ocorreu_na_sede_da_fieam

Os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 têm estreitado cada vez mais o relacionamento do Brasil com outros países. Na manhã desta terça-feira (04/12), especialistas alemães participaram de um encontro em Manaus, cujo intuito foi compartilhar experiências sobre prevenção e resposta em caso de acidentes químicos, bacteriológicos, radioativos e nucleares em grandes competições. O evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e contou com a participação lideranças da Defesa Civil do Estado.

Dando sequência as estratégias utilizadas nos eventos anteriores, os palestrantes, que sediaram o mundial de futebol de 2006, também colaboraram com os preparativos da Copa de 2010, na África do Sul. De fato, grande parte dos temas abordados foram direcionados à Defesa Civil do Amazonas e ao Corpo de Bombeiros do Estado.

Um dos palestrantes alemãs, o coronel Detlev Harries, do Corpo de Bombeiros do Município de Dortmund, acredita que a cooperação internacional é fundamental para a preparação adequada de uma sede do campeonato mundial. “Nós estamos aqui como colegas para trocar experiências e poder contribuir na prevenção de riscos. O foco é a prevenção, mas também estamos tratando de como agir diante de situações inusitadas no setor nuclear ou químico”, salientou Harries.

A parceria entre os dois países foi iniciada em setembro deste ano, quando representantes brasileiros visitaram a Alemanha para realizar cursos de capacitação em eventos de massa. De acordo com o coordenador da Unidade Gestora da Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango, foram sete dias voltados para os cursos que engrandeceram a equipe gestora. “Conhecemos desde o funcionamento de alguns equipamentos a métodos de prevenção. Um dos pontos interessantes é que vimos que, numa situação inusitada, temos que atender o mínimo de 2% do público da arena, durante um jogo, que representa 800 pessoas”, destacou Capobiango.

Para o secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Roberto Rocha, a integração representa o ponto de partida para a capacitação dos brasileiros que estão à frente dos preparativos para a Copa em Manaus. “É um novo horizonte de conhecimentos que vai ficar para o Amazonas”, enfatizou o secretário.

A visita dos especialistas alemães tem duração prevista para até esta quinta-feira (06/12). Os palestrantes fazem parte do Host City Programm (Programa de Cooperação do Governo Alemão), o qual é financiado pelo BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha), através da SKWEW, entidade que promove intercâmbio de experiências entre municípios em prol do desenvolvimento sustentável. A GIZ (Agência para Cooperação Internacional do Governo Alemão) é o braço executor do Programa no Brasil.

Até semana que vem,

Equipe CIEVS RIO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s