Instituto Butantan reinaugura em SP exposição sobre epidemias mundiais

epidemias2

Nesta semana, o Instituto Butantan reinaugurou no Museu de Microbiologia, em São Paulo, a exposição “Grandes Epidemiais”, a qual já esteve em exibição na capital, em 2010. Sucesso de público em sua primeira passagem, a exposição aborda cinco doenças que se espalharam pelo mundo: Peste Negra, Gripe, Aids, Meningite e Varíola.

Além da divulgação através de painéis com imagens e textos, a mostra oferece ainda vídeos curtos sobre a história de cada um desses problemas infecciosos, os quais já dizimaram milhões de pessoas ao redor do mundo. O objetivo do instituto é alertar o público para o perigo dessas epidemias, como a Gripe Espanhola, que matou  cerca de 40 milhões de pessoas entre 1918 e 1919, após a Primeira Guerra Mundial.

De acordo com a diretora do Museu, Viviane Gonçalves, diversos fatores foram responsáveis pela propagação destas epidemias, tais como, o desmatamento, que facilitou a introdução de vetores nas cidades, e o uso indiscriminado de antibióticos, que resultou na prevalência de bactérias mais resistentes. “Hoje em dia, novas epidemias, como a da Gripe A (H1H1), podem se alastrar com grande rapidez, por regiões cada vez mais distantes, devido a facilidade no deslocamento entre os países”, salientou a diretora.

A exposição é gratuita, funciona de terça a domingo, das 10h às 16h, e ficará em cartaz por um ano. O ingresso para prestigiar o restante do museu custa R$ 6,00, e estudantes com carteira pagam R$ 2,50. A entrada ao museu é livre para crianças até 7 anos, idosos acima de 60 e pessoas com deficiência. O Instituto Butantan fica na Avenida Vital Brasil, nº 1500, no bairro Butantã, na Zona Oeste de São Paulo.

Até semana que vem,

Equipe CIEVS RIO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s