Agite-se, mas se refresque!

frutas-tropicaisCom a aproximação do verão, férias, e com as festas de fim de ano a agitação é grande e, por muitas vezes, nos esquecemos de manter os hábitos saudáveis tão necessários para recarregar nossas energias e “aguentarmos” essa temporada.

Se alimentar bem, com alimentos frescos, frios e beber muita água é a melhor opção para aproveitar as férias e driblar as altas temperaturas que estamos passando na cidade.

Fique atento a algumas dicas:

  1. Beba bastante água!! Se manter hidratado é fundamental nesse verão. Prefira sempre bebidas frescas e naturais como água, água de coco, sucos naturais de frutas…
  2. Proteja seu corpo do calor da irradiação solar. Use protetor solar sempre, principalmente no rosto e nas mãos. Óculos escuros e bonés, chapéus são indispensáveis nesse verão.
  3. Prefira sempre os alimentos gelados, frescos como frutas. Melancia, abacaxi, manga, maracujá e uva são as frutas da estação: fáceis de encontrar, mais baratas, e fáceis de consumir, com boa quantidade de água e excelente para sucos.
  4. As saladas também são ótimas opções para as grandes refeições como almoço e jantar. Pode-se adicionar iogurte para que fiquem ainda mais gostosas e saudáveis. Ou simplesmente adicione bons complementos como milho, ervilha, passas, castanhas, tomate, pepino, pimentão e até frutas como maçã, kiwi e abacaxi.  Boas opções são as saladas de batata, de feijão fradinho, de lentilha, de macarrão… Assim garantimos as porções de carboidrato e proteína tão importantes para a recarga das energias.
  5. Cuidado com a procedência dos alimentos. Com esse calor o risco de contaminação é muito alto principalmente entre os alimentos crus. Evite alimentos expostos ao ambiente, vendidos por ambulantes e em lugares que você desconfie da higiene e da qualidade de refrigeração. Mas atenção! Nem sempre tudo o que fazemos na nossa casa está livre de contaminação: sempre conserve os alimentos sob refrigeração!
  6. A água também pode ser um grande veiculo de contaminação. Se não confiar na procedência, inclusive dos refrescos e preparados, não beba!!!
  7. Fique atento com as crianças. Eles desidratam com muito mais facilidade! Proteja seu filho do calor do sol em excesso o máximo possível! Ofereça bastante água, sucos e frutas! Para os bebês de até 6 meses basta a oferta frequente do leite materno. Não é necessário incluir água no dia a dia desses bebês: o leite materno garante a nutrição e a hidratação. Para os maiores de 6 meses a água torna-se fundamental, além da oferta de outros alimentos (conforme idade e orientação do nutricionista e/ou pediatra). Mas não se esqueçam! O aleitamento materno é indicado e deve ser incentivado até os 2 anos! Ótima e saudável opção de hidratação para as crianças!

Mantenha-se atento com a sua saúde! Para curtir esse verão, alimente-se e refresque-se!

Até semana que vem,

Equipe CIEVS RIO.

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