Levantamento da ANVISA revela que cruzeiros e restaurantes foram locais de maior risco à saúde em 2012

Navio de cruzeiro

Um levantamento da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) mostrou que navios de cruzeiro e restaurantes foram os locais inspecionados em portos, aeroportos e recintos alfandegados do Brasil que mais representaram risco à saúde da população em 2012. O levantamento foi realizado a partir da análise de 15 itens considerados fundamentais, segundo as normas de segurança sanitária, conforme destacou a agência.

Os resultados das avaliações foram divulgados na penúltima sexta-feira (08/03) e fazem parte do Sistema Sagarana, utilizado para o planejamento, registro e monitoramento desses espaços, quanto às questões de vigilância sanitária, em todo o país.

Além de navios de cruzeiro e restaurantes, a agência verificou as condições sanitárias de aviões, ônibus e outros tipos de navios. Foram avaliadas condições de abastecimento de água e alimentos, climatização, sistema de água e esgoto, limpeza e desinfecção, além de lixo e presença de vetores, tais como insetos e roedores. Nas aeronaves, o abastecimento de alimentos e o sistema de esgoto foram os itens que apresentaram as melhores notas.

Segundo o diretor de Monitoramento e Controle da agência, Agenor Álvares, o risco de cada local é avaliado de acordo com a probabilidade, a gravidade e a relevância das irregularidades encontradas. Quanto menor a pontuação de risco, melhores são as condições sanitárias.

No ano passado, o Sistema Sagarana foi utilizado em 11.189 inspeções em 71 postos da Anvisa em todo o país. As avaliações de aviões correspondem a 44% do total, seguida das embarcações com 26% e, pelos serviços de alimentação, com 8%.

Confira abaixo alguns resultados das inspeções da ANVISA em portos, aeroportos e outros recintos alfandegados em 2012. O relatório na íntegra pode ser obtido a partir do link abaixo.

Sem título

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/4c6248004ed14c7da40da68a610f4177/Relat%C3%B3rio+SAGARANA+2012.pdf?MOD=AJPERES

Até semana que vem,

Equipe CIEVS RIO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s