Campanha de Vacinação contra a Gripe: governo quer imunizar 31,3 milhões em abril

451988-Tires-as-dúvidas-sobre-a-campanha-de-vacinação-contra-a-gripe-01Na última terça-feira (26/03), o Ministério da Saúde anunciou, em Brasília, que pretende imunizar 31,3 milhões de brasileiros durante a “15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe”, que acontecerá entre os dias 15 e 26 de abril deste ano. O órgão irá distribuir 42,9 milhões de doses em 65 mil postos de saúde do país.

Segundo o ministério, a meta representa 80% do público-alvo da ação, que corresponde a 39,2 milhões de brasileiros. No ano passado, 26 milhões de pessoas receberam a vacina, o que representou 86,3% do público-alvo.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus Influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1), A (H3N2) e B. O grupo prioritário da campanha abrange gestantes, crianças entre 06 meses e 02 anos, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, doentes crônicos ou imunodeprimidos e mulheres até 45 dias após o parto – este último grupo, inserido neste ano. Com a incorporação deste novo grupo, deve haver um aumento de 30% no público-alvo, saltando de 30 milhões para 39,2 milhões, segundo estimativa do próprio ministério.

“Estamos reforçando neste ano que as mulheres, até 45 dias depois do parto, também devem se vacinar por dois motivos: primeiro porque elas têm as mesmas condições que indicavam a vacinação durante a gestação, e outra porque também poderão ajudar a proteger seus bebês”, explicou o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ainda segundo o ministro, o governo federal quer estimular estados e municípios “a terem uma estratégia de busca ativa do público-alvo”. “Há, inclusive, equipes que irão a abrigos atrás de idosos que podem receber a vacina”, afirmou. Durante a mobilização nacional prevista para o dia 20 de abril – o chamado “Dia D” da campanha -, o ministro deverá visitar Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

Conforme destacou o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o principal objetivo da campanha é ajudar a reduzir as complicações, internações e mortes decorrentes da gripe. Paralelamente, Padilha ressaltou que a meta é reforçar o atendimento às pessoas com doenças crônicas, independentemente da faixa etária. Estão incluídos neste grupo indivíduos com problemas cardíacos, pulmonares, transplante de rim, obesidade, deficiência mental e usuários de medicamentos imunossupressores, dentre outros.

A novidade na campanha deste ano é que doentes crônicos terão acesso ampliado a todos os postos de saúde, e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIES). Para garantir o atendimento é necessário apenas apresentar a prescrição médica no ato da vacinação. Além disso, pacientes já cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão inscritos. Porém, caso a unidade de saúde que oferece atendimento regular não tenha um posto de vacinação, a pessoa deve solicitar uma prescrição médica. Já os pacientes da rede privada ou conveniada também devem ter prescrição médica e apresentá-la nos postos durante a campanha.

Quanto à distribuição da vacina no país, a Região Sudeste – mais populosa do Brasil – receberá 18,6 milhões de doses – cerca de 9,7 milhões apenas para o estado de São Paulo. Em seguida, o Nordeste contará com 10,7 milhões de doses; o Sul com 7,5 milhões; o Norte com 3 milhões; e o Centro-Oeste com 2,9 milhões. Além de distribuir as doses, que custarão R$ 331 milhões, o ministério informou que repassará R$ 24,7 milhões para estados e municípios que mobilizarem a população e prepararem as equipes de Saúde da Família.

Até semana que vem,

Equipe CIEVS RIO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s