Surto de Sarampo atinge mais de 200 crianças e preocupa o Reino Unido

gra_bretanha_cancela_planos_de_mudar_regime_de_vistos_para_brasileirosNo Reino Unido, um surto de Sarampo tem preocupado tanto à população, quanto às autoridades públicas de saúde. Ao todo, 214 casos foram confirmados em laboratório e 220 estão sob suspeita. Desde a semana passada, o número de casos aumentou 10%.

Em resposta, o governo britânico está promovendo uma intensa campanha de vacinação. Até agora, mais de 3,7 mil crianças já foram imunizadas. Como parte da iniciativa, as escolas estão enviando cartas aos pais e responsáveis pedindo que autorizem a vacinação dos alunos.

Somente nos últimos cinco meses, mais de 700 pessoas contraíram o vírus, que é altamente contagioso. Segundo as autoridades de saúde britânicas, os casos se concentram na cidade de Swansea, em País de Gales, considerada o epicentro do surto. Ademais, a doença se espalhou pelo nordeste da Inglaterra e a prevalência de quadros graves têm ocorrido na faixa etária de 10 a 18 anos.

Em nota, especialistas europeus atentaram para a falta de prevenção contra o Sarampo no Reino Unido. Cerca de 40 mil crianças britânicas nunca tomaram a vacina MMR (Measles, Mumps and Rubella), que também protege contra a Caxumba e a Rubéola.

Frente a isto, algumas famílias optam por não vacinar suas crianças e adolescentes acreditando que a vacina MMR pode estar ligada ao desenvolvimento de autismo. Essa hipótese foi levantada por um médico inglês em 1998 e resultou em uma desconfiança generalizada. Porém, até então, tal hipótese jamais foi comprovada. Por outro lado, ao avaliar as etapas da inédita pesquisa, especialistas constataram a falsificação de resultados. Todavia, a infuência negativa da mesma no imaginário social já estava consolidada.

Até semana que vem,

Equipe CIEVS RIO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s