Nova vacina contra Malária reduz até 72% das infecções

retrospectiva_vacina

Nesta semana, foi publicado na revista científica americana PLoS One um artigo abordando os resultados de uma importante pesquisa destinada à prevenção da Malária. Uma equipe de pesquisadores japoneses desenvolveu uma vacina contra a doença capaz de reduzir em até 72% o número de pessoas infectadas.

O estudo foi realizado entre 2010 e 2011 com adultos no Japão e indivíduos de 06 a 20 anos em Uganda, na África. Durante o trabalho, pesquisadores da Universidade de Osaka testaram uma vacina em pó seco, denominada BK-SE36, desenvolvida por meio da alteração genética de uma proteína isolada de parasitas do gênero Plasmodium, causador da doença. Para composição final da vacina, essa proteína foi misturada a um gel de hidróxido de alumínio.

“Os efeitos da vacina são melhores que os obtidos até agora com qualquer outra vacina antimalária”, informaram os cientistas em comunicado. Segundo os autores, espera-se que a BK-SE36 reduza consideravelmente a morbimortalidade da doença no mundo, nas próximas décadas. Complementando, os pesquisadores afirmaram que nenhum dos testes apontou problemas relacionados à segurança do imunobiológico.

Em entrevista a agência de notícias japonesa Jiji Press, o professor Toshihiro Horii, responsável pelo estudo, expressou seu desejo de que a vacina esteja em atividade cinco anos após a realização dos testes clínicos em crianças de 0 a 5 anos, grupo que responde pela maior parte das mortes por Malária. Anualmente, a doença mata 650 mil pessoas, a maioria crianças africanas menores de 5 anos, segundo dados da OMS.

De fato, a pesquisa desponta como um importante avanço na luta contra a doença, em um momento em que tanto se discute sobre a resistência do patógeno às drogas até então utilizadas como referência no tratamento. Paralelamente, tem sido cada vez mais crescente, entre cientistas em todo o mundo, a opinião de que o desenvolvimento de uma vacina eficaz é essencial para erradicar a doença.

Até semana que vem,

Equipe CIEVS RIO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s