Ceará registra 19 casos de Sarampo nas últimas duas semanas

vacina-contra-sarampo-esta-disponivel-nos-posto-de-saudeNos últimos 15 dias, 19 casos de Sarampo foram diagnosticados no Ceará. Até o último dia 21, o estado já havia somado 81 casos, sendo a maioria absoluta na capital – 66 ocorrências. Apesar da vigência do surto, o que se observa é uma desaceleração da transmissão do vírus, sobretudo, devido às ações de imunização, conforme salientou a Secretaria Estadual de Saúde (SESA).

O atual surto surgiu em Fortaleza, mas acabou se espalhando por outros municípios do interior. Pelo menos seis municípios relataram casos da doença: Caucaia (1), Itaitinga (1), Jaguaribe (1), Maranguape (2), Trairi (3) e Uruburetama (7).

Em meio ao surto que se estende há quase dois meses – a primeira confirmação ocorreu no último dia 25 de dezembro -, a secretaria vem desempenhando diversas ações para tentar conter a escalada da doença. Após um período de rápido crescimento na proliferação viral, quando foram registrados 51 casos novos num intervalo de uma semana, a situação começa a dar provas de que poderá brevemente se estabilizar.

Para a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, a desaceleração no contágio, verificada nas últimas semanas, é reflexo das ações de vacinação e bloqueio que vêm sendo realizadas desde que os primeiros casos de Sarampo começaram a reaparecer na capital – após 15 anos sem registro da doença no Estado. “O maior número de casos foi na quarta semana epidemiológica. Foi muito trabalho, mas está valendo a pena, pelos bons resultados”, explicou.

Na capital, 100% das crianças de até um ano já foram imunizadas durante a campanha de vacinação, segundo informou a coordenadora. Paralelamente, cerca de 86% das crianças na faixa etária de seis meses a quatro anos receberam doses da tríplice viral, independentemente da situação vacinal. Ela lembra que essa é a faixa etária mais vulnerável e, portanto, tem sido o foco da campanha.

Até a última sexta-feira (21/02), 86,96% da cobertura da população-alvo havia sido alcançada. No total, foram vacinadas 257.167 crianças nos 19 municípios que participaram da iniciativa. Frente a isto, a coordenadora Estadual de Imunização, Ana Vilma Leite, explica que o Interior também aponta para uma diminuição no número de casos. “A gente vai desacelerar cada vez mais, trabalhando prevenção e controle do Sarampo”, informou.

Até semana que vem,

Equipe CIEVS RIO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s