Doença rara e semelhante à Poliomielite afeta crianças na Califórnia

Criança-com-PoliomieliteNesta semana, pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, anunciaram a detecção de uma doença infecciosa rara e incurável, semelhante à Poliomielite, em um pequeno grupo de crianças californianas.

No total, foram descritos cinco casos de paralisia súbita. O trabalho foi apresentado no último domingo (23/02), durante um congresso da Academia Americana de Neurologia (AAN, sigla em inglês), na Filadélfia.

“Embora o vírus da Poliomielite tenha sido praticamente erradicado no mundo, outros vírus também podem danificar a medula espinhal, provocando uma síndrome similar à Pólio”, explicou o neurologista de Stanford, Keith Van Haren, principal autor do estudo.

“Na última década, novas formas identificadas de enterovírus foram relacionadas com o aparecimento de surtos de Poliomielite em crianças na Ásia e na Austrália”, afirmou o especialista em um comunicado.

“Estes cinco novos casos deixam em evidência a possibilidade de uma síndrome parecida com a Poliomielite Infecciosa emergente na Califórnia”, acrescentou o especialista. De acordo com as investigações, as cinco crianças afetadas pela nova síndrome tinha sido vacinadas contra a Poliomielite e os exames para detectar a doença apresentaram resultado negativo.

Ainda segundo os especialistas, todas desenvolveram os mesmos sintomas: perda súbita de movimento em um dos membros, seguida de paralisia dois dias após o início dos sintomas. Além disso, três crianças sofriam de uma doença respiratória antes do aparecimento destes sintomas. Duas delas eram portadoras do Enterovírus 68, um vírus raro associado ao aparecimento da doença.

“Queremos reforçar que esta síndrome é muito, muito rara”, insistiu Van Haren, embora os cientistas acreditem que possam aparecer outros casos. Frente a isto, os especialistas fizeram um alerta à população lembrando que o atendimento médico é imprescindível ao menor sinal da paralisia infantil.

Até semana que vem,

Equipe CIEVS RIO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s