Campanha de vacinação contra Gripe é ampliada para crianças de até 5 anos

downloadNeste ano, a campanha de vacinação contra a Gripe será estendida a crianças de até 5 anos. O anúncio foi feito na última quarta-feira (02/04), pelo Ministério da Saúde. Até o ano passado, a vacina era fornecida na rede pública apenas para crianças com idade entre seis meses e 2 anos.

A expectativa do órgão é de vacinar cerca de 49,6 milhões de pessoas durante a “16ª Campanha de Vacinação contra Gripe”, que começa no próximo dia 22/04. O término da campanha está previsto para 09 de maio. O número de pessoas que o Ministério da Saúde pretende alcançar nesse ano é 27% maior do que a meta que pretendia alcançar na campanha do ano passado, quando chegou a 31,3 milhões de pessoas. Esse ano, a meta é contemplar ao menos 80% dos grupos prioritários para vacinação.

Para atender a esta demanda, o Ministério contará com 53,5 milhões de dose da vacina. Durante a ação, serão mobilizados 65 mil postos de saúde e 240 mil profissionais, além de 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais, que também estarão disponíveis para garantir o sucesso das atividades.

Além da inclusão das crianças entre 2 e 5 anos de idade, o aumento da meta é devido a atualização vacinal das pessoas que fazer parte dos outros sete grupos prioritário; gestantes, idosos com idade a partir de 60 anos, indígenas, presidiários, profissionais da saúde, portadores de doença crônica e mulheres até 45 dias pós o parto. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, as crianças menores de 5 anos representaram cerca de 26% das internações em 2013, o que foi fundamental para ampliação do alcance da vacina.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, estarão disponíveis vacinas contra três sorotipos virais: A H1N1, A H3N2, e B. O órgão esclarece também que as vacinas contra H3N2 e B nessa edição da campanha se apresentarão com algumas alterações em relação às que foram distribuídas na campanha do ano passado, tendo em vista as mutações sofridas pelo vírus da Gripe ao longo da temporada.

No ano passado, foram registrados 764 mortes causadas pela Gripe no Brasil. No entanto, acredita-se que este número esteja subestimado, uma vez que a Gripe pode estar associada à outras patologias consideradas primárias.

Até semana que vem,

Equipe CIEVS RIO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s