Estados Unidos registra primeiro caso autóctone de Chikungunya

medicina-dengue-aedes-aegypti-20140423-010-size-598Na última quinta-feira (17/07), o Centro de Controle de Doenças (CDC) norte-americano confirmou o primeiro caso autóctone de Chikungunya no país. Embora a possibilidade desta ocorrência tenha sido anunciada há algumas semanas, a detecção deixou em alerta máximo as autoridades de saúde locais.

De acordo com o órgão, o caso foi detectado na Flórida e envolveu um homem sem história pregressa de viagem para o exterior. Prontamente, a agência federal já está investigando como o paciente foi infectado e qual o padrão de circulação de vetores na região, além da possível aparição de novos casos.

“A chegada do primeiro caso do vírus Chikungunya, primeiro, na América Tropical e, agora, nos Estados Unidos, enfatiza o risco que este e outros patógenos exóticos representam”, declarou Roger Nasci, chefe do Departamento de Arboviroses do CDC.

O vírus é pouco conhecido nos Estados Unidos e, há sete meses, vem afetando diversas ilhas do Caribe. Recentemente, inúmeros casos da doença foram detectados nas Américas Central e do Sul, e em vários estados e territórios norte-americanos. No entanto, até agora nos Estados Unidos, a doença só havia sido registrada entre pessoas que viajaram para algumas regiões afetadas.

Até o momento, pelo menos 243 casos importados foram detectados em 31 estados e territórios dos Estados Unidos, segundo levantamento do CDC. No Caribe, entre dezembro de 2013 e maio deste ano, foram notificados 61.864 casos, conforme boletim divulgado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Já no Brasil, até o último dia 18/07, pelo menos 20 ocorrências haviam sido contabilizadas – todas envolvendo viajantes egressos de regiões onde houve registro de casos, como Haiti e República Dominicana.

Até semana que vem,

Equipe CIEVS RIO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s