CIEVS RIO

Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

O fortalecimento da capacidade de resposta frente às emergências de saúde pública é uma das prioridades do Ministério da Saúde, com base no Regulamento Sanitário Internacional (RSI, 2005). Neste contexto, foi criado o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde – CIEVS NACIONAL, que compõe a estrutura técnico-operacional de contato do Brasil com a Organização Pan-Americana da Saúde para o Regulamento Sanitário Internacional e faz parte da Rede Mundial de Alerta e Resposta.

Em janeiro de 2009, foi implantada no âmbito municipal a Coordenação de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS em consonância com as diretrizes nacionais. Sua função é garantir uma resposta rápida frente à ocorrência de surtos, eventos inusitados e emergências em saúde pública que coloquem em risco a saúde da população da cidade. Para tal, deve manter meio de comunicação permanente pelo período de 24 horas, para troca de informações, cooperação e interação ao longo da investigação. 

Meios de Comunicação

E-mail: cievs.rio@gmail.com/notifica@rio.rj.gov.br (24 horas)
Telefones: 3971-1710/3971-1708 (08:00 às 18:00)/ 98000-7575 (24 horas)
Formulário eletrônico: Formulário eletrônico

selo_plantaocievs

Atividades/Ações

• Atuação no manejo de crises agudas (emergências de saúde pública), facilitando o desenvolvimento de respostas coordenadas entre os setores;

• Recebimento e consolidação das informações sobre possíveis emergências de saúde pública, eventos inusitados, epizootias e desastres naturais, como chuvas fortes, através de plantão 24 horas;

• Captura de informações na mídia (internet, rádio, TV, jornais…) sobre possíveis emergências de saúde pública;

• Desenvolvimento de atividades de preparação e resposta antes, durante e após a ocorrência dos eventos de massa;

• Apoio às Áreas Técnicas da Vigilância em Saúde e aos parceiros da Rede CIEVS (Defesa Civil, Anvisa, entre outros) nas atividades de detecção, notificação, verificação, resposta e monitoramento, referentes aos Riscos de Saúde Pública Nacional.

Legislação Pertinente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s